quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MEDICINA


Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que
precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar
justos, mas pecadores”.
Marcos 2:17




Parte da cura está na vontade de ficar curado.
Sêneca




Estou morrendo com a ajuda de muitos médicos...
Alexandre, o grande




Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos
preceitos da honestidade, da caridade, da ciência; penetrando no
interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os
segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de
honra; nunca me servirei da minha profissão para corromper os
costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e
minha arte com boa reputação entre os homens e para sempre.
Se eu o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.
(juramento de) Hipócrates




O excesso de medicação é um dos resultados da união do mundo
capitalista com a ciência.
Antonio Quinet




Quanto tempo levará para rejeitarmos definitivamente a visão
benevolente da dor? A função primordial da medicina é aliviar o 
sofrimento humano. Não há outra justificativa para a existência da
nossa profissão.
Drauzio Varella




O melhor médico é aquele que mais esperança infunde.
Samuel Coleridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário